tradutor


27 de jan de 2012

PORQUÊ O SER HUMANO SÓ SABE AGREDIR A NATUREZA? PORQUE NÃO AJUDAR A PRESERVAR O QUE DEUS NOS DEU COM TANTO AMOR?

 SOS NATUREZA


SOS NATUREZA
  

 Esta é a nossa Natureza e a obrigação que temos de preservá-la em proveito de toda a Humanidade, Existente e Vindoura...
Vamos parar e pensar nos 'Gritos de Socorro" que o Meio Ambiente nos envia...


 



Aqui apresento 4 videos amadores, de passeios em Barcos à vela e caiaque, no 'Paraíso Tropical  das Lagoas de Marapendi' - o Pantanal Carioca que o Homem está tentando destruir...



Venha descobrir o quase desconhecido 'PANTANAL CARIOCA'  pelas Lagoas da Barra da Tijuca no Parque Ecológico de Marapendi.



Você vai relaxar observando sua natural  biodiversidade, com bandos de pássaros de várias espécies que aqui têm o seu habitat natural (como 'Colhereiros' e Garças entre outros mais) e os manguezais com sua exuberante natureza dentro da cidade do Rio de Janeiro.

***

Aqui é a travessia em caiaque desde as Lagoas de Marapendi, até à Lagoa Rodrigo de Freitas, partindo do Bairro do Recreio dos Bandeirantes, passando por todo o Bairro da Barra da Tijuca, até ao Bairro da Lagoa.
Podemos ver a fauna, desde famílias de Capivaras (que muitos confundem com Antas e Pacas), que vivem nas margens das lagoas de Marapendi, Jacaré de papo amarelo, até aos bandos de lindas aves, que se alimentam dos peixes existêntes nas lagoas. Aves essas que por vezes morrem, por engolirem os sacos de plástico com lixo que jogam nas Lagoas...
É um espetáculo maravilhoso, com a tristeza da destruição ambiental!
 
***



Colhereiro é o nome comum a várias aves ciconiformes da família Threskiornithidae, que também inclui os Íbis.
Essa ave se distribui por várias espécies. O 'Colhereiro' é uma ave pernalta de pescoço longo.
O nome se deve ao formato de colher que o bico delas possui. Com ele, a ave revolve o fundo dos ambientes aquáticos em que vive, em busca de alimento. Vive em pequenos bandos ou solitariamente e se alimenta de peixes, crustáceos, insetos e moluscos.
No período reprodutivo, exibe uma bela plumagem cor-de-rosa: quanto maior a ingestão de crustáceos, mais rosadas ficam essas penas, o que é um indicador da qualidade do meio-ambiente em que vivem.

Geralmente as fêmeas põem 3 ovos. Os filhotes são alimentados com o alimento parcialmente digerido que é regurgitado pelos pais, e permanecem no ninho até aprenderem a voar.

*Fonte: Wikipédia
Local Deste Video: "CEA Marapendi" - Centro de Excelência em Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente localizado no Parque Natural Municipal Marapendi.

***


 Um passeio de Jet Ski na lagoa da Barra da Tijuca e nas Ilhas Tijucas no litoral da Barra.
Veja a magnífica paisagem ao som de HELP dos Beatles, a música mais apropriada para os 'Pedidos de SOCORRO' das belas lagoas, que estão sendo molestadas, pelo lixo dos moradores e visitantes e os esgotos dos Condomínios de luxo, que lá são descarregados.

***
Educação Ambiental para visitantes....




Este video pretende mostrar que existe 'Educação Ambiental' para visitantes das Lagoas do Parque Ecológico de Marapendi... mas será suficiente para conscientizar as pessoas a não jogar garrafas Pet na Lagoa, depois de beber a Água ou o Refrigerante durante o passeio???

A lagoa da Tijuca e de Marapendi são de grandes extenções e ficam nos bairros da Barra de Tijuca, hoje em dia suas condições são precárias devido ao rápido crescimento da região sendo desordenada e até ilegais além de não possuir infra-estrutura suficiente, assim os esgotos são lançados inatura nas lagoas tornando-as muito poluídas.

............******............

A minha revolta contra a falta educação da população para com a Natureza e o Meio-Ambiente...
é porque eu moro neste Bairro - Itanhangá/Barra - numa rua tranquila e maravilhosa, onde passa um pequeno Córrego, que vai desaguar na Lagoa de Marapendi... mas em que os moradores e visitantes mal educados e sem escrúpulos, jogam sacos de plástico com lixo no riacho, garrafas pet, caixas de isopor, caixa de papelão, pedaços de madeira e até colchões velhos... entre outras coisas mais ...
A rua onde moro é a mais Ecológica e tranquila do bairro, cheia de árvores, que poderiam estar podadas e bem cuidadas, mas o descaso das autarquias impera... onde as famílias dos Micos (pequenos macaquinhos Saguis)  trepam nas àrvores e nos olham com um olhar meio assustado meio 'pidão', os Furões, os Gambás que fazem equilibrismo nos fios de telefones e de eletricidade para explorar o 'habitat' que outrora era apenas deles, mas que o crescimento desenfreado das Comunidades sem respeitar o meio ambiente, invadiu os lugares das suas tocas/luras... e não tratou de respeitar o seu 'espaço'...

As pessoas queixam-se de ter que conviver com os jacarés, as cobras, as capivaras e os Micos/Saguis, mas esquecem-se de que eles eram os 'donos do pedaço'... e não o Homem! Mesmo assim, se o Homem respeitasse a natureza, poderia viver em paz com os animais, que são pacificos se não se sentirem ameaçados.
A autarquia local já fez algumas tentativas para tapar, com concreto, o Córrego, - a maneira mais rápida de 'sacudir a poeira' e camuflar a situação - mas alguns moradores/proprietários de moradias locais, fizeram abaixo-assinados e conseguiram que  não fosse avante, mas como 'castigo' as autarquias não fazem os esgotos, nem asfaltam a rua (é a única do bairro que não tem asfalto, mas consta na Perfeitura, como sendo asfaltada???? - onde terá ido parar a verba destinada ao asfaltamento???... mais um 'mistério'... mas isso é 'outro departamento')!!!
........
Fica registrado neste meio de comunicação, a minha revolta e a  de outros amigos moradores, que se preocupam com a Natureza e a Defesa do Meio Ambiente, que estão sendo tão negligenciadas, para que nos ajudem a defender e a preservar a nossa Rua, o Córrego e os animais que conosco coabitam... contra a poluição e a negligência das autarquias locais, num momento em que se preparam para os Jogos da Copa/2014 e as Olímpiadas/2016....


By@
Anna D'Castro

Nenhum comentário:

Charneca em Flor



"CHARNECA EM FLOR"

Enche o meu peito, num encanto mago,
O frémito das coisas dolorosas...
Sob as urzes queimadas nascem rosas...
Nos meus olhos as lágrimas apago...

Anseio! Asas abertas! O que trago Em mim?
Eu oiço bocas silenciosas
Murmurar-me as palavras misteriosas
Que perturbam meu ser como um afago!

E, nesta febre ansiosa que me invade,
Dispo a minha mortalha, o meu burel,
E já não sou, Amor, Soror Saudade...

Olhos a arder em êxtases de amor,
Boca a saber a sol, a fruto, a mel:
Sou a charneca rude a abrir em flor!


Autora: Florbela Espanca

TODO O AMOR DO MUNDO PELA PRESERVAÇÃO DO MUNDO...

TODO O AMOR DO MUNDO PELA PRESERVAÇÃO DO MUNDO...
AME A NATUREZA... É DE SUA RESPONSABILIDADE NÃO DESTRUIR O MEIO AMBIENTE...

*.*

OS COLIBRIS COM AS SUAS LINDAS CORES

OS COLIBRIS COM AS SUAS LINDAS CORES
... LEVAM A ALEGRIA PARA A CHARNECA

*.*

AMORES PERFEITOS...






AS FLORES PERFEITAS PARA
A TERNURA DO AMOR..

*.*

A IMPORTÂNCIA DE LER